Arte e Educação para a Transformação Social – Prof. Mr. João Paulo de Souza – Marília/2010

Angoleiros do Sertão – Núcleo de Marília/SP

A Escola de Capoeira Angola Os Angoleiros do Sertão, fundada em Feira de Santana, BA, em meados dos anos 80, pelo Mestre Cláudio Costa vem desenvolvendo múltiplos trabalhos de apresentações ao público com destaque para o grande Encontro de Angoleiros que é realizado bienalmente na Roça de Mestre Cláudio.

O objetivo fundamental do grupo é resgatar, preservar e divulgar os elementos tradicionais que caracterizam a Capoeira Angola e difundi-los nas mais diversas camadas da sociedade e de maneira diversa. Além disso, busca valorizar os aspectos herdados da cultura africana, que tem por fundamento o respeito ao próximo e principalmente ao mais velho, detentor de maior conhecimento.

Núcleo dos Angoleiros do Sertão - Marília-SP

Núcleo dos Angoleiros do Sertão - Marília-SP

Para Os Angoleiros do Sertão, a Capoeira é importante na medida em que agrupa seus praticantes num projeto de conscientização social, política, cultural e psico-corporal. Ao invés de enfatizar o enfrentamento físico-corporal direto e explícito, ela está preocupada em educar para a consciência de deveres e direitos que cada um de seus integrantes tem diante do mundo em que vivem. O trabalho busca formar capoeiristas angoleiros fundamentados nos princípios básicos dessa arte e, conseguintemente, cidadãos respeitados e conscientes.

A metodologia de ensino varia dependendo do público alvo, porém de maneira geral trabalha-se de forma lúdica, com bastante ênfase nos movimentos físicos próprios da Capoeira Angola, na sua musicalidade e na noção de ritmo e canto que a prática de tal arte exige.

O grupo além de centro de cultura, educação, informação e formação de capoeiristas angoleiros, é um grupo de estudos e pesquisas sobre a Capoeira Angola e suas correntes culturais e artísticas, como, o Samba de Roda, o Maculelê, o Nayambing, dentre outras, possuindo documentação escrita, fotográfica, fonográfica e videográfica acerca dessas manifestações.

São muitos os benefícios percebidos nos resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo Os Angoleiros do Sertão, os praticantes de forma geral apresentam maior desenvoltura no que concerne em convívio grupal e consciência política; no que diz respeito a um melhor desenvolvimento físico e psicológico; e no que se refere ao estímulo da criatividade e sensibilidade de cada participante, aflorando, assim, um grande desenvolvimento do lado artístico-cultural de cada um desses beneficiados. Os resultados mais comuns que se percebe aos integrantes do grupo são:

Movimentação com C.Mestre Xandão

Passam a se expressar de maneira mais criativa e natural;

Melhora no boletim escolar e na relação familiar e social;

Excelente desenvolvimento físico, psicológico e de coordenação motora;

Maior interação coletiva e noção de cooperativismo;

Estímulos do lado artístico e musical;

Agenciamento social evitando a marginalização dos alunos mais desfavorecidos;

Promoção de saúde e prevenção de doenças diversas, como as cardiovasculares, respiratórias, a hipertensão, a diabete, dentre outras.

Treinos aos sábados, das 15h às 18h, no Centro Comunitário do Jd. Aeroporto, em Marília! Responsável: C. Mestre Xandão.

Fonte: http://www.angoleirosdosertao.com.br/

About these ads

Uma resposta

  1. Marisa

    Esta matéria sobre a Capoeira de Angola está excelente!
    Cumprimentos ao mestre Claudio (que tive o prazer de conhecer aqui em Assis), ao C. Mestre Xandão – incansável divulgador da Capoeira de Angola -, e a todos os capoeiristas angolanos de Marília e região.
    Abraços,
    Marisa.

    07/02/2011 às 18:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.