Arte e Educação para a Transformação Social – Prof. Mr. João Paulo de Souza – Marília/2010

Engajamento com a questão ambiental leva funcionários do HSBC/Marília às nuvens

Cássia  Tosin, gerente de relacionamentos de agência do HSBC em Marília (SP), e João Bueno de Deus, da área de seguros, em Curitiba (PR), foram os vencedores do concurso de depoimentos “Eu sou mais o meio ambiente”, promovido pelo WWF-Brasil durante o mês de junho de 2008, em parceria com o Instituto HSBC de Solidariedade e o Grupo HSBC Brasil. 

Esta foi uma das ações internas, conduzidas entre os 28.000 colaboradores do Banco no país, para envolvê-los em atividades voltadas à conscientização e sensibilização sobre temas ambientais.  Estas atividades fazem parte do planejamento do HSBC Climate Partnership, um programa mundial do Banco para a proteção ambiental e combate às mudanças climáticas.

Engajamento – Cássia e João Bueno foram premiados com um vôo no Balão Panda, do WWF-Brasil, na região de Boituva, em São Paulo, realizado no dia 19. O vôo sobre uma região agrícola durou 50 minutos.

Ambos são exemplos de funcionários do HSBC engajados na defesa do meio ambiente, seja em suas casas, seja no ambiente de trabalho.  Cássia, por exemplo, formada em Administração com pós-graduação em Gestão Empresarial, liderou um programa de gincana ambiental em sua agência, e implantou a coleta seletiva de lixo no ambiente de trabalho. “Os colegas trazem o lixo já separado de casa e nós damos um destino a ele”, explica, acrescentando que sua família, “muito grande”, também já aderiu à coleta seletiva.

Cássia e João, exemplos de consciência ambiental do HSBC.

Cássia e João, exemplos de consciência ambiental do HSBC.

A administradora conta que, ao iniciar sua contribuição para a consciência ambiental no HSBC ficou um pouco assustada.  “Aplicamos um questionário sobre a questão das mudanças climáticas e percebemos que 90% tinham ouvido falar mas não tinham a menor idéia do que se tratava”, conta ela.  Hoje, ela avalia que os colegas de agência estão muito bem informados a respeito.  Cássia espera continuar o trabalho com a reciclagem e pretende engajar-se em algum movimento comunitário pelo meio ambiente em seu município.

O também administrador João Almir Bueno de Deus, de 37 anos, tem em sua própria rua o foco de suas ações em prol do meio ambiente.  Curitiba não tem serviço de coleta seletiva de lixo, mas a prefeitura incentiva a coleta oferecendo mudas de flores a quem entregar o lixo selecionado.

João Almir pensou, então, que poderia incentivar os moradores a separar o lixo e ele mesmo o leva à prefeitura, todas as quintas-feiras. “Eu entrego o lixo, concentrado em minha casa, e trago para a rua as mudas de flores, que ajudo, também, a plantar na casa dos moradores e na minha igreja, que também participa do esforço”, resume.

Cássia Cosin: conscientização e coleta seletiva na agência do HSBC em Marília, SP.

Cássia Cosin: conscientização e coleta seletiva na agência do HSBC em Marília, SP.

A exemplo de Cássia, João Almir já pensa em participar de movimentos em defesa do meio ambiente.  “Até agora, trata-se de uma iniciativa individual, minha.  Agora, eu quero partir para uma experiência coletiva, para me envolver um pouco mais com o tema.  Acho que, mais que falar, temos que por a mão na massa”, disse.

Antes do sobrevôo, ambos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os programas conduzidos pelo WWF-Brasil com vistas a harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção aos ecossistemas.  Além disto, os vencedores tiveram a oportunidade de submeter-se ao teste da Pegada Ecológica, um instrumento disponibilizado pela ONG para que as pessoas tenham noção das marcas que seu estilo de vida deixa sobre o Planeta (www.wwf.org.br/pegadaecologica).

 

Fonte: WWF Brasil – www.wwf.org.br
O Projeto Escola de Sacis apoia essa ideia!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s