Arte e Educação para a Transformação Social – Prof. Mr. João Paulo de Souza – Marília/2010

Projeto Escola de Sacis

PROJETO ESCOLA DE SACIS

PROFESSOR JOÃO PAULO FRANCISCO DE SOUZAmaryecarol

Depois de observar a dificuldade dos alunos em opinar e, mais ainda, em manifestar as suas opiniões por meio da escrita, este trabalho surgiu com a intenção de estimulá-los a desenvolver a criticidade por meio da abordagem de temas como a ética, a cidadania e a diversidade cultural. Com o uso de ferramentas como filmes, músicas, poesias e vídeos, os resultados obtidos por meio de análises e debates são registrados em produções de texto e mais tarde publicados em um blog, importante ferramenta de inserção do aluno no mundo virtual, no qual pode ser estabelecido um intercâmbio entre as ideias.

A escolha desta temática surgiu da observação do comportamento da turma, visando melhorar o ambiente escolar, tornando-o mais propício à aprendizagem.Assim, percebendo que haviam muitas barreiras na comunicação entre os alunos devido a preconceitos – em relação a religião, cor de pele, deficiências, classe social e outros fatores – que dificultavam o entrosamento da turma, as discussões abordadas no desenvolver do projeto possibilitam a compreensão da banalidade de tal comportamento, rompendo-o e ampliando então a capacidade de tolerância frente às diferenças encontradas nos próximos.

Deste modo, uma melhor interação da turma possibilita que novas trocas – tanto do ponto de vista afetivo quanto do social – sejam feitas e, com elas, novas e mais significativas aprendizagens. Estas discussões repercutem diretamente na produção de textos dos alunos, bem como na exploração de recursos tecnológicos como oportunidade de ensino, de modo que aos poucos eles desenvolvem habilidades como situações de leitura dos variados gêneros e tipologias textuais que o projeto abrange conforme nosso interesse curricular. Assim, exercem sua capacidade de raciocinar e tomar decisões por meio da escrita e argumentação podendo observar, pela exposição das composições no blog, os erros cometidos para assim intervir e aprimorá-los, tendo sempre em vista seu aperfeiçoamento.

Neste contexto, o título do projeto Escola de Sacis remete à ideia de que a valorização da cultura e autoestima de nosso povo, e especialmente a percepção do outro, vão favorecer o reconhecimento de nossa identidade miscigenada e multifacetada e, assim, nos permitir respeitar-nos dentro de nossas semelhanças e diferenças.

RELEMBRANDO A I MOSTRA “SACI E O IMAGINÁRIO POPULAR” (2008)

Flyer da I Mostra do Saci (Marília/2008)Flyer da I Mostra do Saci (Marília/2008)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s